Meu primeiro emprego: Se Profissionalize

10396286_832618733476429_4822705460188122280_n (1)

Olá Amores e Amoraas!!

Junto com a Dani Reis do Blog Vintage Dream decidimos criar uma categoria de posts chamado Meu primeiro emprego nele daremos dicas e contaremos um pouquinho sobre o tão temido primeiro emprego, assim juntas poderemos ajudar e aconselhar vocês e claro responder perguntinhas.

E para começarmos nada melhor do que falar sobre como fizemos para chegar ao tão sonhado primeiro emprego que no nosso caso tivemos algo em comum *–* fizemos curso F.B.T ( Formação Básica para o Trabalho) que nos auxiliam, ensinam e encaminham para entrevistas de empresas; normalmente esses cursos são oferecidos por ONG’S e acho que em quase todas as cidades possuem, no caso da minha cidade a ONG que oferece esse curso é o CAMP SBC download (2)

Para se entrar no CAMP deve-se fazer uma prova e se a pessoa passar ela faz a matrícula, nesse ano o processo seletivo se resume em Renda Familiar, Prova, Redação e Entrevista; após passar você vai fazer o curso F.B.T. por aproximadamente 6 meses ( caso alguma empresa precise de aprendizes algumas pessoas serão encaminhadas então não irão completar os 6 meses); após o curso de 6 meses os alunos que não forem reprovados no curso irão para o encaminhamento (entrevistas) e se passar nas entrevistas o aprendiz vai para o curso de P.A ( Processo de Aprendizagem) que dura 1 ano e 5 meses ( A partir do momento que o Aprendiz for efetivado na empresa este será desligado do CAMP e não participará mais do P.A).

Essas organizações tem como intenção inserir o jovem no mercado de trabalho e irei mostrar pra vocês as aulas oferecidas pelo CAMP:

Inclusão Digital

O professor te ensina a mexer no computador porque imagina se você chega na empresa e não sabe nem ligar o PC? Então eles ensinam desde as coisas básicas até as mais complicadas.

Arte e Cidadania

Um gesto com o corpo pode dizer mais que mil palavras e simples atitudes podem tanto nos colocar dentro da empresa ou nos descartar de vez, por isso aprendemos como nos comportar perante a sociedade e perante a empresa, quando vamos cumprimentar o entrevistador devemos olhar nos olhos e não apertar tanto a mão, isso foi uma das coisas que aprendemos.

Matemática Básica

Nessa aula você volta desde quando era pequenininho pois o professor vai relembrar e explicar tudo o que você aprendeu para que não venha ter erros bobos no emprego.

Redação e produção textual

No caso dessa aula eles ensinam como produzir um texto pra entrevista, como fazer a famosa redação Quem sou eu?, qual estrutura devemos seguir além do mais o professor ensina a produzir o parágrafo dissertativo e a redação dissertativa.

Ética e Cidadania

O que as pessoas mais sabem falar é dos seus direitos não é mesmo? E muitas vezes esquecemos que os deveres também estão do lado, pois é fácil só querer respeito e não respeitar o próximo e é isso uma das coisas que aprendemos pois assim como temos direito também temos deveres a serem cumpridos.

Higiene Pessoal

Que chato chegar para o entrevistador com as unhas todas sujas e descascando, sem escovar os dentes e fedendo a CC para que isso não venha nos acontecer kk temos aula sobre cada parte do nosso corpo e de como devemos limpar.

Marketing

Quando estamos procurando emprego as vezes nos esquecemos que somos como se fosse um “produto” que quer ser comprado, mas muitas vezes não sabemos nos valorizar e nos vender. Por isso temos aulas de Marketing para sabermos nos valorizar mais e fazer com que o entrevistador nos contrate.

Esporte e Lazer

Do que adianta ter o melhor emprego se não praticamos exercícios e nos tornamos sedentários? Não vai servir de nada pois a saúde depende de você, da tua alimentação e de exercício físico, não vai adiantar nada você ter um emprego se vire mexe ficar pedindo saída porque está doente ou travado de tanta dor na coluna. Um colaborador só serve se estiver saudável, se estiver doente não serve de nada para a empresa.

Comunicação na Prática

É fácil estar numa rodinha de amigos ser super cara de pau e saber conversar, mas o difícil é fazer isso na frente de empresários ou em um auditório cheio de gente, para isso que temos aula de CNP para nos aperfeiçoarmos cada vez mais e sabermos lidar com público.

Comunicação Oral e Escrita

Também não vai adiantar nada você não ter vergonha de falar lá na frente se você fala tudo errado como o famoso ” Nóis Tá”, ” Nóis Faiz”, gente isso não é nenhum pouco bonito muito menos dentro de uma empresa séria então devemos aprender como falar corretamente não atropelando a ortografia.

Noções Administrativas

No caso do CAMP os aprendizes só podem trabalhar na parte administrativa por isso não vai adiantar nada me colocarem dentro de uma empresa em que eu não faça nem ideia do que é um organograma, eles nos dão uma base para que não venhamos ficar perdidos.

Para mim está sendo muito importante o CAMP, além de me colocarem dentro de uma empresa eles me atribuíram coisas muito boas que levarei para o resto da vida, por isso se você não sabe por onde começar vá atrás dessas organizações que estão dispostas a ajudar os jovens, na minha cidade pelo que sei possuem 2 dessas organizações acredito que na sua também deve ter.

É um mega passo que você dará para o seu futuro. Irei fazer o Meu primeiro emprego: Se profissionalize -Parte 2 para falar sobre o meu curso técnico 😉

Bjuus ❤ E se caso queiram que venhamos falar de um assunto que vocês estejam com dúvida relacionado a Meu primeiro emprego é só mandar 😉

Anúncios

6 comentários sobre “Meu primeiro emprego: Se Profissionalize

  1. Gabi sua linda. Achei bem bacana a sua ideia e da tua amiga de abrirem esse espaço para duvidas. Tenho certeza que o CAMP está sendo uma oportunidade e um aprendizado enorme. Espero que conquiste tudo o que desejar. Não sabia que o CAMP tinha tanta coisa 😮 impressionada! haha
    Beijão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s